O que é?
A “Pescaria” são técnicas utilizadas para a retirada de ferramentas e objetos caídos dentro de
poços tubulares durante a perfuração e manutenção dos mesmos. A queda de objetos pode ocorrer, sobretudo durante as etapas de construção de manutenção de poços tubulares, e é necessária para que os objetos caídos não prejudiquem o correto funcionamento dos equipamentos de captação e bombeamento de água.
Essa operação é rápida?
Não. Por se tratar de uma operação que ocorre sem previsão, e quando acontecem pode demorar horas ou dias e até meses até a desobstrução do poço, e a retomada da perfuração ou manutenção do poço. Há casos específicos tais como caimento e/ou desmoronamento do poço, que não é possível realizar esta pescaria e acarretando na perda do poço.
Por quais motivos esta operação ocorre?
Falta de operadores capacitados, negligência ou má atenção durante operações, escolhas inadequadas de ferramentas a
serem utilizadas, fadiga de equipamentos e falta de equipamento compatível com o projeto, defeito dos materiais instalados no poço, falta de manutenção preventiva, inclinação/tortuosidade do poço, desmoronamento e/ou caimento do poço.
O que fazer para evitar?
Realizar manutenções preventivas com um prazo adequado, verificar desgaste dos equipamentos e materiais instalados no poço e providenciar a troca destes equipamentos quando necessário. Realizar uma filmagem no poço para verificar as condiçoes do poço.
Os materiais e equipamentos podem ser reaproveitados?
Não. Após a pescaria realizada de materiais e equipamentos que caíram dentro do poço não há a possibilidade de reaproveitamento pois com a queda os mesmos ficam danificados.
Requisitos necessários para uma pescaria com sucesso?
Para uma correta ação é necessário que o operador tenha vasta experiência, bom senso, imaginação e paciência. Um quadro técnico qualificado, disponibilização de ferramentas e equipamentos.
Fotos de algumas pescarias realizadas com sucesso